Alimentação Ayurveda

 


A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico Sankhya, e na teoria dos nos cinco elementos que são a base de toda a manifestação material do universo. São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por Buddhi - Intelecto, Ahamkara - Ego e Manas - Mente). De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.





Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Os doshas são Vata, formado por ar e éter, Pitta, formado por fogo e água, e Kapha, formado por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções.

No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (Prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (Vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.

Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento.

Para Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que "você é o que você come", mas podemos concluir, com o exposto, que a medicina indiana vai além: "você é o que você come e o que você consegue digerir".




Tudo é absorvido pelos 5 órgãos dos sentidos, como a boca (comida, água), nariz (respiração), Orelha (canto, música doce), Pele (luz solar), olhos (Natureza) são nosso alimento. Quando consumimos alimentos em quantidade e qualidade adequada, isso promove a vida longa e juventude. Quando consumimos em quantidades inadequadas, aumenta a produção de toxinas que são prejudiciais para a saúde.

A alimentação correta é o passo inicial para alcançar a vida saudável, e a combinação e proporção dos alimentos também são muito importantes na Alimentação Ayurveda.

A maioria das doenças são um resultado de alimentos inadequados. O Valor nutritivo e alimentar específico decidem o efeito que resulta a ingestão de cada tipo de alimento, dependendo do seu sabor e atributos.

Ayurveda tem três focos principais: prevenir, curar e manter a saúde. Esta Ciência Médica é um método de personalizar a dieta para reestabelecer a saúde do indivíduo. O estilo da Culinária Ayurvedica, é uma maneira racional de preparar os alimentos tendo em mente a necessidade alimentar de cada indivíduo com base em diferentes tipos de constituições biológicas (Prakriti).




Nenhum comentário:

Postar um comentário